sábado, 2 de fevereiro de 2013

A bela época do cinema brasileiro


 Vicente de Paula Araújo, em 1973, publicou os resultados de sua pesquisa histórica sobre a chegada do cinema no Brasil no livro A Bela Época do Cinema Brasileiro. Esta publicação é um documento histórico, altamente valioso, que apresenta em detalhes um período compreendido entre 1896 com as primeiras exibições das chamadas vistas animadas até dezembro de 1912 com uma indústria cinematográfica brasileira instalada, mas enfrentando dificuldades com a concorrência das empresas norte-americanas e europeias.
O livro de Araújo é bem documentado com textos extraídos dos anúncios feitos pelos empresários do cinema no Brasil e sua leitura, embora enfadonha, alguma vezes, revela uma riqueza histórica e detalhada sobre a implantação do cinema no Brasile os diferentes tipos de empresas que foram surgindo ao longo dos anos. Comenta, também, sobre a repercussão social e cultural dessa nova arte.
Na primeira parte do livro – O Cinema chega ao Brasil – o autor relata como diferentes entretenimentos eram buscados pela população até a chegada do cinema que se tornou muito popular, desbancado a preferência de outros entretenimentos junto à população. Aliás, nessa parte do livro Araújo conta a experiência de Vitor Meirelles e seus panoramas que abordei no post  Rotunda de Vitor Meirelles: o primeiro crowdfunding da indústria criativa no Brasil, em outro blog (http://3es2ps.blogspot.com.br/2012/12/rotunda-de-vitor-meireles-o-primeiro.html). Nesta parte, o autor cobre os anos de 1896 e 1897, quando ocorreram a primeira exibição de vistas animadas no Rio de Janeiro ( em 9 de julho de 1896) e a inauguração do primeiro cinematógrafo permanente, que considero o ancestral das salas de cinema, em 31 de julho de 1897.
 A segunda parte do livro – O cinema começa no Brasil – relata que a primeira filmagem foi feita em 1898 e cobre o período até 1906, relatando a proliferação de espaços que usavam os cinematógrafos como entreteitnmento. Na terceira parte – O cinema conquista o Brasil – descobre-se sobre a impressionante produção de filmes no Brasil e o surgimento de muitas empresas cinematográficas. Mas, 1912 marca a primeira crise do cinema brasileiro conforme relata Araújo.
ARAÚJO, VICENTE DE PAULA. A bela época do cinema brasileiro. 2a. edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985. 419 p.
P.S.: Um texto expandido a partir desse explora a idéia de evolução tecnológica e empreendedorismo em http://3es2ps.blogspot.com.br/2013/02/evolucao-tecnologica-e-empreendedorismo.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário