quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

20 anos de cinema brasileiro: as dinâmicas de realização, produção e distribuição

Com o final de 2014, completaram-se 20 anos de crescimento da produção cinematográfica brasileira exibida em salas de cinema. Como levantamentos iniciais de um projeto de pesquisa em que atuarei durante 2015 e parte de 2016, aproveito a folga de Carnaval para finalizar um a análisepreliminar dos dados anuais dos lançamentos de filmes brasileiros que estão disponíveis no site da ANCINE (www.ancine.gov.br).

Nessas duas décadas, passamos de quatorze filmes lançados em 1995 para 114 em 2014. Ou seja, em vinte anos o lançamento de filmes brasileiros na primeira janela de exibição cresceu oito vezes. Em 2013 tivemos o ápice desse crescimento quando foram lançados 129 filmes. No total foram 1.123 lançamentos que tiveram um público de cerca de 234,5 milhões de pessoas. De novo, quando se compara 1995 com 2014, vê-se que o crescimento de público foi de quase cinco vezes, passando de 3,3 milhões para 16,0 milhões. 2010 foi o ano em que o cinema brasileiro obteve o seu maior públicos, 24,5 milhões de ingressos foram vendidos.

Os dados revelaram que 772 diretores conseguiram exibir pelo menos um filme no período. Um dado impressionante é que 540 realizadores, praticamente 70%, conseguiram exibir apenas um filme nesses vinte anos. Outros 212 (27,5%) exibiram entre dois e cinco filmes. Por fim, apenas vinte realizadores conseguiram acesso ao mercado exibidor para seis filmes ou mais. Evaldo Mocarzel e Moacyr Góes são os realizadores mais bem sucedidos, em termos de filmes exibidos, com treze e dez, respectivamente.

A façanha de ser exibido no mercado de cinema brasileiro não é fácil para os realizadores brasileiros. O mercado é amplamente dominado pela cinematografia de Hollywood. Por exemplo, em 2013, foram exibidos 200 títulos dos EUA e 167 do Brasil. Em termos de títulos, Os EUA ficaram com 34,8% e o Brasil com 29,1%. Mas, no que diz respeito a publico e bilheteria, a participação dos EUA foi de 77,9% e 79,5%, respectivamente, enquanto que para os filmes brasileiros os número foram de 18,6% e 16,9%.

Um outro aspecto que chamou atenção na análise dos dados, diz respeito ao fenômeno da codireção. Apenas 133 filmes foram dirigidos por dois ou mais realizadores. Essa prática foi mais frequente para os documentários (70 casos), enquanto que no gênero de ficção foram 56 filmes. Completam esses dados sete filmes de animação realizados em codireção. Parece, também, que esta prática é fenômeno recente na realização cinematográfica brasileira, pois 60% desses filmes, isto é, 80 foram lançados entre 2009 e 2014.

No que diz respeito à produção, os dados revelam uma situação parecida com a vista na realização. O mercado produtor de cinema brasileiro é altamente fragmentado. Os registros da ANCINE revelaram a existência de 611 produtoras, incluindo pessoas jurídicas e físicas, das quais 400 (65,5%) fizeram a produção de apenas um filme. Um número reduzido de empresas conseguiu lançar dez ou mais filmes no mercado exibidor, conforme se nota na tabela abaixo:
Produtora
Período
Filmes lançados
Conspiração Filmes
1998-2014
29
Videofilmes
1995-2014
29
Diler & Associados
1999-2013
28
O2 Cinema
2001-2014
19
Globo Comunicação
2013-2014
18
Dezenove Som e Imagens
1995-2014
17
Filmes do Equador
1995-2013
17
Tambellini Filmes
1999-2013
12
TV Zero Cinema
1998-2014
12
Canal Brazil
2009-2014
11
Lereby Produções
1999-2014
11
Total Entertainment
2002-2013
11
Gullane Filmes
2004-2012
10

Entre essas produtoras, há três que lançaram filmes no mercado desde 1995, considerado o ano da retomada: Videofilmes, Filmes do Equador e Dezenove Som e Imagens. Outras lançaram filmes a partir do final dos anos 90. Mas, há dois casos que chamam a atenção: Globo Comunicação e Canal Brazil que nesse vinte anos, entraram tardiamente no mercado produtor, a primeira somente em 2013, e a segunda em 2009.

A entrada dessas duas produtoras parece estar ligada ao crescimento da coprodução no cinema brasileiro. Entre os mais de mil e cem filmes lançados no mercado nessas duas décadas, apenas 97 foram produzidas em parcerias com duas ou mais produtoras. Desses 97 filmes, 73 lançamentos ocorreram em 2013 e 2014. Além disso, todos os filmes com a participação da Globo Comunicação foram coproduções e nove dos produzidos pela Canal Brazil também foram coproduções. Por fim, entre as produtoras da tabela, apenas a Diler & Associados não lançou nenhum filme coproduzido nesses vinte anos.

A situação da distribuição da produção cinematográfica brasileira para as salas de cinema revelou um quadro semelhante ao da produção. Isto é, esse mercado é, também, muito fragmentado, com a presença de 203 empresas, das quais 118 distribuíram apenas um filme. No entanto, o mercado distribuidor de filmes brasileiros parece ser mais competitivo. Isso ocorre porque há a presença de um número elevado de empresas com participação de mercado igual ou maior que vinte filmes, conforme exposto na tabela abaixo.

Distribuidora
Período
Filmes distribuídos
RioFilme
1995-2013
197
Downtown
2006-2014
72
Espaço Filmes
2009-2014
45
Vitrine Filmes
2010-2014
42
Paris
1995-2014
41
Columbia
1996-2005
38
Fox
1999-2014
37
Pandora
1999-2012
35
Imovision
2003-2012
34
Videofilmes
2003-2013
33
Warner
1999-2014
33
Europa
2003-2013
32
Polifilmes
2005-2014
31
Imagem
2003-2013
26
Sony
2006-2013
21
Filmes do Estação
2006-2011
20
Lumière
1997-2004
20
Pipa
2005-2014
20

Como se pode observar, a campeão do mercado distribuidor foi a RioFilme com 197 filmes distribuídos. Mas, estranhamente em 2014 essa empresa não marcou presença na distribuição. O mercado distribuidor conta com a participação das chamadas Majors, distribuidoras multinacionais, entre as quais estão na lista: Columbia, Fox, Warner e Sony. Quatro empresas estão no mercado desde os momentos iniciais da Retomada: RioFilme, Paris, Columbia e Lumière. Mas, as duas últimas deixaram de distribuir filmes em 2005 e 2004, respectivamente. Por fim, no que diz respeito à distribuição, há empresas que entraram mais recentemente no mercado e já se tornaram grandes atores da distribuição de filmes. Encontram-se nessa situação, a Downtown com filmes distribuídos a partir de 2006, a Espaço Filmes desde 2009 e a Vitrine Filmes desde 2010. Note-se que estas três empresas estão abaixo apenas da RioFilme em termos de número de filmes distribuídos.

Chegando ao fim desse post, que já está longo para o canal, busquei uma forma de olhar mais detalhadamente as três dinâmicas que abordei de forma integral no período de 1995 a 2014. Um olhar mais detalhado nos dados revelou que as dinâmicas de realização, produção e distribuição parecem ter evoluído por um conjunto de quatro períodos, com durações distintas, que estou batizando de:
  • Tímido recomeço: 1995 a 1998
  • Crescendo com a ficção: 1999 a 2003
  • Documentário e animação se embalam: 2004 a 2008
  • Tempo de parcerias: 2009 a 2014
Basicamente, cada um desses períodos tem movimentos distintos de realização, produção e distribuição que permitem sua diferenciação. Analisar de forma aprofundada esses períodos será objeto do projeto de pesquisa que mencionei no começo desse post. Mas, para ilustrar as diferenças, nas próximas quatro tabelas estão apresentados os dados de número de filmes, público e renda de cada um dos períodos.

1º. Período – Tímido recomeço:
ANO
FILMES
FICÇÃO
DOCUMENTÁRIO
PÚBLICO
RENDA (R$)
1995
14
12
2
3.278.508
14.681.088,00
1996
18
17
1
1.070.852
4.742.154,00
1997
21
19
2
3.750.913
16.564.437,00
1998
23
21
2
4.330.557
18.616.704,00
Total
76
69
7
12.430.830
55.604.383,00


2o. Período: Crescendo com a ficção:
ANO
FILMES
FICÇÃO
DOCUMENTÁRIO
ANIMAÇÃO
PÚBLICO
RENDA (R$)
1999
28
24
4

6.092.779
25.261.991,00
2000
23
20
3

6.344.669
31.610.071,00
2001
30
21
8
1
7.948.065
40.475.909,00
2002
29
19
10
0
7.170.334
39.322.601,00
2003
30
26
4
0
22.291.806
135.329.180,00
Total
140
110
29
1
49.847.653
271.999.752,00


3º. Período – Documentário e Animação se embalam:
ANO
FILMES
FICÇÃO
DOCUMENTÁRIO
ANIMAÇÃO
PÚBLICO
RENDA (R$)
2004
49
33
15
1
15.494.873
102.287.154,00
2005
46
30
15
1
10.178.327
71.545.259,00
2006
71
47
24
0
10.758.146
78.776.626,00
2007
78
44
32
2
9.484.908
73.977.706,00
2008
79
53
25
1
8.617.003
66.080.770,00
Total
323
207
111
5
54.533.257
392.667.515,00

4º. Período – Tempo de parcerias:
ANO
FILMES
FICÇÃO
DOCUMENTÁRIO
ANIMAÇÃO
PÚBLICO
RENDA (R$)
2009
84
44
39
1
17.286.617
141.036.700,00
2010
74
43
31
0
24.464.112
218.031.092,00
2011
100
57
42
1
17.579.309
161.843.685,00
2012
83
47
34
2
19.744.268
200.590.667,00
2013
129
77
51
1
23.624.704
253.982.442,00
2014
114
74
36
4
15.978.458
187.153.637,00
Total
610
332
233
9
118.677.468
1.162.638.223,00

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