sábado, 13 de agosto de 2016

Economia política do cinema: uma leitura necessária

Anita Simis apresenta uma contribuição altamente relevante para se entender a situação dos mercados exibidores de cinema no Brasil, Argentina e México, em texto publicado ao final de 2015 no periódico Versión Estudios de Comunicación y Política.
Simis faz análise comparativa das indústrias cinematográfica desses países que passaram por crises semelhantes com queda de produção, público e presença dos seus cinema nacionais na salas de cinema, além de transformação no mercado exibidor com o surgimento dos multiplex.
Ao apontar as transformações que o setor cinematográfico sofreu entre os anos 80 e 90, com reflexos que são sentidos atualmente, a autora aponta que a baixa presença da cinematografia nacional desses países em seus mercados exibidores reflete uma mudança radical na forma de exploração do filme. Esta mudança se associa ao surgimento do que a autora denomina neoliberalismo extremo do comércio cinematográfico, em que "houve um processo de desmantelamento do esquema tradicional de exibição, onde de alguma forma o cinema nacional tinha algum espaço para ser produzido e visto, e por outro lado um aumento constante no número atual de salas, mas sem nenhum vínculo com a produção de filmes nacional" (p. 69).
Assim, as práticas de exibição no mercado cinematográfico passaram da “exploração do filme - em profundidade - ou seja,... primeiramente nas salas dos cinemas das metrópoles do Primeiro Mundo, seguida das salas no centro das grandes cidades dos países periféricos, e depois, para as salas situadas nos bairros e cidades do interior... [para] a exploração em extensão, isto é, a exibição em um grande número de salas simultaneamente, com uma publicidade acirrada e que dificulta a inserção do filme local, cujo marketing se resume muitas vezes ao boca a boca” (p. 71, grifos meu).
Ao final do texto, a autora sugere a necessidade de políticas intergovernamentais como parte de esforços de revisão da forma de organização da indústria cinematográfica nesses países com ênfase na distribuição e exibição.
Uma leitura que se impõe àqueles que desejam compreender a indústria cinematográfica brasileira sob a perspectiva de uma economia política do cinema.

SIMIS, Anita Economia política do cinema: a exibição cinematográfica na Argentina, Brasil e México. Version Estudios de Comunicación y Política, n. 36, p. 54-75, 2015.
Disponível em http://bidi.xoc.uam.mx/resumen_articulo.php?id=10284&archivo=7-710-10284wey.pdf&titulo_articulo=Economia%20pol%C3%ADtica%20do%20cinema:%20a%20exibi%C3%A7%C3%A3o%20cinematogr%C3%A1fica%20na%20Argentina,%20Brasil%20e%20M%C3%A9xico

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