As informações disponibilizadas pela ANCINE
oferecem também a possibilidade de analisar o comportamento do mercado
distribuidor no cinema. O mercado distribuidor de cinema no Brasil tem um
número mais reduzido de empresas. Em 2017, foram 70 empresas que lançaram
filmes nacionais nesse mercado. Entre os 158 lançamentos, 26 foram feitos em
codistribuição de duas empresas. A parceria mais comum foi entre a Downtown e a
Paris que distribuíram dezenove filmes. Esta parceria levou a uma alta
concentração de público e renda de bilheteria dos lançamentos entre as duas
empresas, 66,00% e 65,09%, respectivamente. A Paris distribuiu, também, mais
dois filmes representando 0,03% do público e 0,02% da renda. As dez empresas de
maior presença na distribuição dos lançamentos brasileiros somaram 97,56% do
público e 97,45% da bilheteria. Mais uma vez, um mercado altamente concentrado.
Estes números reverteram a tendência de diminuição de concentração que havíamos
observado no texto publicado em 2015. Entre 2009 e 2014, as oito empresas de
maior participação no mercado distribuidor representaram 80,49% do público e
81,29% da renda de bilheteria (Gimenez e Rocha, 2015). Já, em 2017, estas
representaram 96,65% e 96,32%, respectivamente.
A Vitrine Filmes se destacou em termos de número de
filmes distribuídos. Esta distribuidora foi a responsável pela distribuição de
26 lançamentos nacionais no ano passado. No entanto, esta distribuidora parece
ocupar um segmento de mercado diferente daquele da parceria Downtown/Paris.
Excetuando-se o filme de Selton Mello – O
filme da minha vida – que teve um público de mais de 295.573 espectadores,
a média de público dos outros 25 filmes distribuídos pela Vitrine Filmes foi de
pouco mais de 100.000 espectadores. Por outro lado, a média de público dos
lançamentos da parceria Downtown/Paris ficou acima de 420.000 espectadores.
Além disso, como exposto anteriormente, esta parceira foi responsável por sete
entre os dez lançamentos de melhor desempenho de público e renda em 2017.
A diferença de estratégia entre estas empresas pode
ser vista, também, pelo gênero dos filmes distribuídos. A parceria
Downtown/Paris distribuiu apenas um documentário e uma animação (10% de seu
portfólio), enquanto que a Vitrine Filmes lançou duas animações e seis
documentários, que representaram 30,7% de seu portfólio. A tabela a seguir reproduz os dados das dez
maiores distribuidoras.
Distribuidora
|
Público
|
% Público
|
Renda (R$)
|
% Renda
|
Filmes
|
Paris
|
4.006.636
|
33,03
|
54.332.122,47
|
32,57
|
21
|
Downtown
|
4.003.378
|
33,00
|
54.291.097,48
|
32,55
|
19
|
H2O Films
|
888.067
|
7,32
|
12.269.380,91
|
7,36
|
5
|
Imagem
|
806.549
|
6,65
|
11.228.103,22
|
6,73
|
8
|
Warner
|
736.766
|
6,07
|
10.578.820,00
|
6,34
|
2
|
Vitrine Filmes
|
530.417
|
4,37
|
6.925.136,78
|
4,15
|
26
|
Fox
|
324.996
|
2,68
|
4.447.116,00
|
2,67
|
2
|
Imovision
|
228.075
|
1,88
|
3.809.149,55
|
2,28
|
3
|
Universal
|
200.980
|
1,66
|
2.797.212,49
|
1,68
|
1
|
Sony
|
112.951
|
0,93
|
1.920.177,40
|
1,15
|
2
|
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário