domingo, 21 de janeiro de 2018

O MERCADO DE CINEMA NO BRASIL EM 2017 – Parte 3 - Concentração no mercado distribuidor

As informações disponibilizadas pela ANCINE oferecem também a possibilidade de analisar o comportamento do mercado distribuidor no cinema. O mercado distribuidor de cinema no Brasil tem um número mais reduzido de empresas. Em 2017, foram 70 empresas que lançaram filmes nacionais nesse mercado. Entre os 158 lançamentos, 26 foram feitos em codistribuição de duas empresas. A parceria mais comum foi entre a Downtown e a Paris que distribuíram dezenove filmes. Esta parceria levou a uma alta concentração de público e renda de bilheteria dos lançamentos entre as duas empresas, 66,00% e 65,09%, respectivamente. A Paris distribuiu, também, mais dois filmes representando 0,03% do público e 0,02% da renda. As dez empresas de maior presença na distribuição dos lançamentos brasileiros somaram 97,56% do público e 97,45% da bilheteria. Mais uma vez, um mercado altamente concentrado. Estes números reverteram a tendência de diminuição de concentração que havíamos observado no texto publicado em 2015. Entre 2009 e 2014, as oito empresas de maior participação no mercado distribuidor representaram 80,49% do público e 81,29% da renda de bilheteria (Gimenez e Rocha, 2015). Já, em 2017, estas representaram 96,65% e 96,32%, respectivamente.

A Vitrine Filmes se destacou em termos de número de filmes distribuídos. Esta distribuidora foi a responsável pela distribuição de 26 lançamentos nacionais no ano passado. No entanto, esta distribuidora parece ocupar um segmento de mercado diferente daquele da parceria Downtown/Paris. Excetuando-se o filme de Selton Mello – O filme da minha vida – que teve um público de mais de 295.573 espectadores, a média de público dos outros 25 filmes distribuídos pela Vitrine Filmes foi de pouco mais de 100.000 espectadores. Por outro lado, a média de público dos lançamentos da parceria Downtown/Paris ficou acima de 420.000 espectadores. Além disso, como exposto anteriormente, esta parceira foi responsável por sete entre os dez lançamentos de melhor desempenho de público e renda em 2017.

A diferença de estratégia entre estas empresas pode ser vista, também, pelo gênero dos filmes distribuídos. A parceria Downtown/Paris distribuiu apenas um documentário e uma animação (10% de seu portfólio), enquanto que a Vitrine Filmes lançou duas animações e seis documentários, que representaram 30,7% de seu portfólio.  A tabela a seguir reproduz os dados das dez maiores distribuidoras.

Distribuidora
Público
% Público
Renda (R$)
% Renda
Filmes
Paris
4.006.636
33,03
54.332.122,47
32,57
21
Downtown
4.003.378
33,00
54.291.097,48
32,55
19
H2O Films
888.067
7,32
12.269.380,91
7,36
5
Imagem
806.549
6,65
11.228.103,22
6,73
8
Warner
736.766
6,07
10.578.820,00
6,34
2
Vitrine Filmes
530.417
4,37
6.925.136,78
4,15
26
Fox
324.996
2,68
4.447.116,00
2,67
2
Imovision
228.075
1,88
3.809.149,55
2,28
3
Universal
200.980
1,66
2.797.212,49
1,68
1
Sony
112.951
0,93
1.920.177,40
1,15
2

Referência

GIMENEZ, F. A. P.; ROCHA, D. T. da Vinte anos da retomada: dinâmica da concentração da produção e distribuição do filme brasileiro no mercado nacional. Revista EPTIC, v. 17, n. 3, p. 201-225.

Nenhum comentário:

Postar um comentário