domingo, 21 de janeiro de 2018

O MERCADO DE CINEMA NO BRASIL EM 2017 – Parte 5 - A participação do filme brasileiro e de outros países nas salas de cinema

Em 2017, foram exibidos 693 filmes nas salas de cinema brasileiras. Isto significou uma média de 13 filmes por semana. O público chegou a 181.168.439 espectadores com bilheteria de R$ 2.716.642.243,15. Em comparação com 2016, houve uma queda no total de espectadores, já que naquele ano este foram de 184.324.379. Esta queda reverteu a tendência de crescimento de públcio que se observava desde 2012 conforem dados da ANCINE (https://oca.ancine.gov.br/mercado-audiovisual-brasileiro). Por outro lado, houve um pequeno crescimento na renda total de bilheteria. O valor de 2016 corrigido para julho de 2017 foi de R$ 2.683.611.295,93. Assim, o crescimento em bilheteria foi de 1,23%, refletindo, provavelmente, aumento nos preços dos ingressos em 2017.   

Dentro desse quadro, a predominância dos filmes oriundos dos Estados Unidos continuou acentuada no mercado exibidor de cinema no Brasil. Para calcular a participação de cada país no mercado brasileiro foi necessário fazer alguns ajustes nas informações disponíveis. É cada vez mais crescente o número de filmes que são coproduzidos por empresas de diversos países. Entre os 693 filmes exibidos em 2017 nos cinemas brasileiros, 195 foram coproduções de empresas sediadas em dois ou mais países. Para calcular a participação em público e renda de bilheteria desses filmes, o valor de cada medida de desempenho foi dividido pelo número de países informados na listagem. Estes cálculos resultaram na identificação de filmes produzidos por empresas de 64 países, incluindo o Brasil[1]. A tabela da ANCINE separa os filmes da Inglaterra e Reino Unido. Mas, nessa análise eles foram agrupados, visto que a Inglaterra é parte do Reino Unido. Na tabela a seguir são apresentados os dados dos dez países de maior presença no mercado brasileiro.

País
Renda
% Renda
Público
% Público
Filmes
Estados Unidos
2.322.281.390,26
85,48
153.690.838
78,88
230
Brasil
239.953.362,44
8,83
17.297.829
10,12
224
França
43.003.658,84
1,58
2.794.814
4,41
144
Canadá
15.497.201,11
0,57
1.075.758
0,57
17
Reino Unido e Inglaterra
13.198.316,20
0,49
781.714
0,78
31
Dinamarca
10.029.080,02
0,37
813.116
0,75
11
Alemanha
9.606.497,22
0,35
646.357
0,36
49
Austrália
8.835.194,90
0,33
536.263
0,30
7
Espanha
7.680.527,07
0,28
539.803
1,82
29
Rússia
6.906.625,50
0,25
509.822
0,11
9
Bélgica
6.892.034,92
0,25
488.426
0,27
34

Entre os filmes brasileiros, 30 foram coproduções internacionais. O país com o qual o Brasil fez mais coproduções foi a Argentina. Em seguida vêm França, Alemanha e Portugal. Aliás, estes resultados podem ter sido obtidos por meio de programas de fomento oferecidos pela ANCINE, em especial o Ibermedia. Este é um  fundo Ibero-americano de apoio à promoção e à distribuição de filmes Ibero-americanos como parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas (CACI). Entre seus objetivos, está o de “promover, por meio de aporte de assistência técnica e financeira, o desenvolvimento de projetos de coprodução apresentados por produtores independentes ibero-americanos” (https://ancine.gov.br/pt-br/fomento/ibermedia). Como s epode perceber na próxima tabela, a grande maioria das coproduções brasileiras exibidas em 2017 foram com empresas dos países ibero-americanos.

Coproduções Internacionais
Filmes
País
Filmes
Brasil, Alemanha
5
Alemanha
5
Brasil, Argentina
6
Argentina
11
Brasil, Argentina, Colômbia
1
Colômbia
1
Brasil, Argentina, Espanha
1
Espanha
4
Brasil, Argentina, França
2
França
7
Brasil, Argentina, Uruguai
1
Uruguai
3
Brasil, Espanha
2
Estados Unidos
1
Brasil, Espanha, França
1
Portugal
5
Brasil, Estados Unidos
1
Holanda
1
Brasil, França
3


Brasil, França, Portugal
1


Brasil, Holanda, Uruguai
1


Brasil, Portugal
4


Brasil, Uruguai
1



Para encerrar esta seção, foram analisados também a presença de filmes produzidos por empresas de apenas um país. Isto é, foram excluídas as coproduções internacionais. No entanto, preservaram-se os números de participação de público e renda sobre o total do mercado em 2017. Nessa condição, foram encontrados 498 filmes de 31 países, menos da metade do total encontrado quando se considera as coproduções. Isto indica que a cinematografia de muitos países não chega ao Brasil, exceto quando feita em coprodução internacional. Por exemplo, a produção cinematográfica de Colômbia, Cuba, Noruega, Peru, Uruguai e Venezuela só chegaram ao Brasil em 2017 por meio de coproduções internacionais.

A exclusão dos filmes em coprodução internacional, evidenciou que esta foi responsável por cerca de 6,5% de público e  renda do mercado exibidor de cinema no Brasil em 2017. Por outro lado, os três países de maior presença continuaram sendo Estados Unidos, Brasil e França.  Reino Unido e Inglaterra que estavam em quarto lugar foram superados por Rússia, Espanha e Bélgica. Isto pode indicar um movimento de crescente coprodução internacional no mercado produtor do Reino Unido. Os números estão apresentados na próxima tabela.

País
Renda
% Renda
Público
% Público
Filmes
Estados Unidos
2.258.131.724,47
83,12
149.575.876
82,56
179
Brasil
238.730.552,16
8,79
17.206.956
9,50
194
França
12.291.043,21
0,45
797.182
0,44
44
Rússia
6.866.179,92
0,25
506.674
0,28
8
Espanha
4.679.162,12
0,17
340.316
0,19
7
Bélgica
4.141.932,78
0,15
299.446
0,17
1
Reino Unido e Inglaterra
2.756.944,40
0,10
151.681
0,08
9
Alemanha
2.452.239,68
0,09
174.010
0,10
6
Coréia do Sul
2.370.741,44
0,09
170.399
0,09
6
Argentina
1.495.478,36
0,06
94.066
0,05
6
Japão
826.632,93
0,03
53.816
0,03
4
Itália
303.343,89
0,01
19.913
0,01
4
Suécia
206.312,94
0,01
15.834
0,01
6
Canadá
203.281,40
0,01
11.408
0,01
3
Austrália
162.946,71
0,01
11.706
0,01
3
Polônia
138.415,30
0,01
8.701
0,00
2
Hungria
126.137,88
0,00
7.898
0,00
1
Suíça
85.105,80
0,00
5.959
0,00
1
Portugal
67.757,38
0,00
5.220
0,00
2
Israel
63.281,66
0,00
3.901
0,00
1
Iêmen
32.399,41
0,00
2.589
0,00
1
China
25.179,33
0,00
1.951
0,00
1
Filipinas
12.802,78
0,00
1.088
0,00
2
África do Sul
7.995,46
0,00
775
0,00
1
Holanda
4.024,10
0,00
242
0,00
1
Dinamarca
998,00
0,00
117
0,00
1
Estônia
346,00
0,00
39
0,00
1
Chile
277,50
0,00
23
0,00
1
México
190,00
0,00
26
0,00
1
Grécia
151,50
0,00
18
0,00
1
Total
2.536.183.578,51
93,36
169.467.830
93,54
498

A análise da presença da cinematografia dos países no mercado exibidor brasileiro chama a atenção para um aspecto que merece ser aprofundado. Parece que as cinematografias periféricas estão buscando parcerias internacionais para vencerem as barreiras de inserção nos mercados exibidores. Um ponto interessante de análise.


[1] Estados Unidos; Brasil; França; Canadá; Reino Unido e Inglaterra; Dinamarca; Alemanha; Austrália; Espanha; Rússia; Bélgica; Emirados Árabes Unidos; Argentina; Coréia do Sul; China; Japão; Polônia; Suécia; Itália; Israel; Portugal; México; Luxemburgo; Irã; República Tcheca; Suíça; Chile; Áustria; Noruega; Finlândia; Turquia; Hungria; Cuba; Uruguai; Paquistão; Territórios Palestinos Ocupados; Holanda; Colômbia; Egito; Grécia; Bulgária; Iêmen; Qatar; Tunísia; Filipinas; Nepal; África do Sul; Eslováquia; Venezuela; Romênia; Bósnia-Herzegóvina; Croácia; Macedônia; Marrocos; Irlanda; Estônia; Hong Kong; Taiwan; Nova Zelândia; Malásia; Tailândia; Peru; República Dominicana.

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