A concentração da produção de cinema nos estados do
Rio de Janeiro e São Paulo continuou muito acentuada em 2017. O Rio de Janeiro
foi o estado de origem de 65 filmes e São Paulo contou com 56 filmes. Os dois
estados, assim, representaram 76,58% dos lançamentos, 98,69% do público e
98,79% da renda de bilheteria. Outros 39 filmes tiveram sua produção sediada em
12 estados brasileiros. Entre estes se destacaram, em 2017, o Rio Grande do Sul
com dez e Pernambuco com oito lançamentos. Na tabela a seguir estão
sintetizadas as informações sobre origem dos lançamentos brasileiros em 2017.
Estado
|
Filmes
|
% Filmes
|
Público
|
% Público
|
Renda (R$)
|
% Renda
|
RJ
|
65
|
41,14
|
5.413.957
|
44,63
|
76.334.256,54
|
45,76
|
SP
|
56
|
35,44
|
6.559.104
|
54,07
|
88.333.402,18
|
53,03
|
RS
|
10
|
6,64
|
29.613
|
0,24
|
392.734,32
|
0,24
|
PE
|
8
|
5,06
|
54.978
|
0,45
|
659.967,57
|
0,47
|
BA
|
5
|
3,16
|
39.806
|
0,33
|
537.217,42
|
0,32
|
CE
|
5
|
3,16
|
11.216
|
0,09
|
107.846,03
|
0,06
|
PR
|
3
|
1,90
|
2.800
|
0,02
|
30.300,78
|
0,02
|
MG
|
2
|
1,27
|
11.285
|
0,09
|
85.833,14
|
0,05
|
DF
|
1
|
0,63
|
3.542
|
0,03
|
51.281,98
|
0,03
|
AM
|
1
|
0,63
|
1.567
|
0,01
|
17.946,25
|
0,01
|
MA
|
1
|
0,63
|
1.757
|
0,01
|
11.987,75
|
0,01
|
GO
|
1
|
0,63
|
1.649
|
0,01
|
9.682,58
|
0,01
|
SC
|
1
|
0,31
|
664
|
0,01
|
4.437,86
|
0,01
|
MS
|
1
|
0,63
|
139
|
0,00
|
1.865,00
|
0,00
|
E as empresas
produtoras, será que houve concentração também?
Entre os lançamentos brasileiros de 2017, dezesseis
foram listados como sendo coproduções, ou seja, com duas ou mais produtoras
majoritárias. Assim, a listagem da ANCINE informa 153 produtoras que, em sua
grande maioria, estiveram envolvidas somente com a produção de um filme (138).
Este número demonstra um mercado altamente fragmentado na produção de filmes
para o cinema no Brasil. As produtoras que lançaram mais de um filme em 2017
foram quinze. Paris Produções foi a empresa responsável pelo maior número de
filmes lançados. Os cinco filmes em que esteve envolvida, alcançaram 18,00% da
renda de bilheteria de 2017 e 19,33% do público.
Contudo, apesar dessa alta fragmentação de
produtoras no lançamento de filmes, quando se considera a participação em
público e renda, pode-se observar, novamente, uma elevada concentração. As dez
produtoras de melhor desempenho totalizaram pouco mais de 70% de público e
renda dos lançamentos nacionais em 2017. Estes números revelaram uma reversão
da tendência de diminuição da concentração desse mercado. Entre 2009 e 2014, as
oito maiores produtoras foram responsáveis por 51,2% do público e 50,3% da
renda dos lançamentos brasileiros (Gimenez e Rocha, 2015), enquanto que em
2017, as oito maiores produtoras representaram 63,0% e 62,3%, respectivamente. Estes
dados estão apresentados na próxima tabela.
Produtora Brasileira Majoritária
|
Público
|
% Público
|
Renda (R$)
|
% Renda
|
Filmes
|
Paris
Produções
|
2.345.139
|
19,33
|
30.019.239,18
|
18,00
|
5
|
Formata
|
1.362.132
|
11,23
|
18.409.072,37
|
11,04
|
1
|
Focus
Films
|
940.688
|
7,75
|
12.138.806,82
|
7,28
|
1
|
New
Group Cine & Tv
|
681.470
|
5,62
|
10.800.854,98
|
6,48
|
1
|
Raconto
Filmes
|
681.470
|
5,62
|
10.800.854,98
|
6,48
|
1
|
Morena
Filmes
|
559.584
|
4,61
|
7.728.436,39
|
4,63
|
1
|
Ananã
|
572.573
|
4,72
|
7.073.820,42
|
4,24
|
2
|
Clube
Filmes
|
506.378
|
4,17
|
6.849.867,69
|
4,11
|
1
|
Conspiração
Filmes Produções 3º Milênio Ltda.
|
463.750
|
3,82
|
6.585.171,42
|
3,95
|
3
|
Latinamerica
Entretenimento
|
487.457
|
4,02
|
6.580.909,00
|
3,95
|
1
|
Referência
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