domingo, 21 de janeiro de 2018

O MERCADO DE CINEMA NO BRASIL EM 2017 – Parte 2 - Onde foram produzidos os filmes brasileiros lançados em 2017

A concentração da produção de cinema nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo continuou muito acentuada em 2017. O Rio de Janeiro foi o estado de origem de 65 filmes e São Paulo contou com 56 filmes. Os dois estados, assim, representaram 76,58% dos lançamentos, 98,69% do público e 98,79% da renda de bilheteria. Outros 39 filmes tiveram sua produção sediada em 12 estados brasileiros. Entre estes se destacaram, em 2017, o Rio Grande do Sul com dez e Pernambuco com oito lançamentos. Na tabela a seguir estão sintetizadas as informações sobre origem dos lançamentos brasileiros em 2017.

Estado
Filmes
% Filmes
Público
% Público
Renda (R$)
% Renda
RJ
65
41,14
5.413.957
44,63
76.334.256,54
45,76
SP
56
35,44
6.559.104
54,07
88.333.402,18
53,03
RS
10
6,64
29.613
0,24
392.734,32
0,24
PE
8
5,06
54.978
0,45
659.967,57
0,47
BA
5
3,16
39.806
0,33
537.217,42
0,32
CE
5
3,16
11.216
0,09
107.846,03
0,06
PR
3
1,90
2.800
0,02
30.300,78
0,02
MG
2
1,27
11.285
0,09
85.833,14
0,05
DF
1
0,63
3.542
0,03
51.281,98
0,03
AM
1
0,63
1.567
0,01
17.946,25
0,01
MA
1
0,63
1.757
0,01
11.987,75
0,01
GO
1
0,63
1.649
0,01
9.682,58
0,01
SC
1
0,31
664
0,01
4.437,86
0,01
MS
1
0,63
139
0,00
1.865,00
0,00

E as empresas produtoras, será que houve concentração também?

Entre os lançamentos brasileiros de 2017, dezesseis foram listados como sendo coproduções, ou seja, com duas ou mais produtoras majoritárias. Assim, a listagem da ANCINE informa 153 produtoras que, em sua grande maioria, estiveram envolvidas somente com a produção de um filme (138). Este número demonstra um mercado altamente fragmentado na produção de filmes para o cinema no Brasil. As produtoras que lançaram mais de um filme em 2017 foram quinze. Paris Produções foi a empresa responsável pelo maior número de filmes lançados. Os cinco filmes em que esteve envolvida, alcançaram 18,00% da renda de bilheteria de 2017 e 19,33% do público.

Contudo, apesar dessa alta fragmentação de produtoras no lançamento de filmes, quando se considera a participação em público e renda, pode-se observar, novamente, uma elevada concentração. As dez produtoras de melhor desempenho totalizaram pouco mais de 70% de público e renda dos lançamentos nacionais em 2017. Estes números revelaram uma reversão da tendência de diminuição da concentração desse mercado. Entre 2009 e 2014, as oito maiores produtoras foram responsáveis por 51,2% do público e 50,3% da renda dos lançamentos brasileiros (Gimenez e Rocha, 2015), enquanto que em 2017, as oito maiores produtoras representaram 63,0% e 62,3%, respectivamente. Estes dados estão apresentados na próxima tabela.

Produtora Brasileira Majoritária
Público
% Público
Renda (R$)
% Renda
Filmes
Paris Produções
2.345.139
19,33
30.019.239,18
18,00
5
Formata
1.362.132
11,23
18.409.072,37
11,04
1
Focus Films
940.688
7,75
12.138.806,82
7,28
1
New Group Cine & Tv
681.470
5,62
10.800.854,98
6,48
1
Raconto Filmes
681.470
5,62
10.800.854,98
6,48
1
Morena Filmes
559.584
4,61
7.728.436,39
4,63
1
Ananã
572.573
4,72
7.073.820,42
4,24
2
Clube Filmes
506.378
4,17
6.849.867,69
4,11
1
Conspiração Filmes Produções 3º Milênio Ltda.
463.750
3,82
6.585.171,42
3,95
3
Latinamerica Entretenimento
487.457
4,02
6.580.909,00
3,95
1

Referência

GIMENEZ, F. A. P.; ROCHA, D. T. da Vinte anos da retomada: dinâmica da concentração da produção e distribuição do filme brasileiro no mercado nacional. Revista EPTIC, v. 17, n. 3, p. 201-225.

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