As empresas distribuidoras dos filmes estrangeiros
não atuaram em muitas codistribuição. Como foi visto na seção sobre
distribuição dos lançamentos brasileiros, houve parceria para distribuição de
26 filmes. Quando se considera o total de filmes exibidos nos cinemas em 2017,
o número de codistribuições sobe para 35. A maioria das codistribuições,
portanto, foi de lançamentos de filmes brasileiros, em especial pela aliança Downtown/Paris
como já comentado. Nesse mercado atuaram 114 distribuidoras, a maioria delas de
forma isolada e um pequeno número em parcerias de distribuição.
O mercado conta com a presença de empresas
nacionais e estrangeiras de pequeno e médio porte. O domínio da distribuição de
filmes para as salas de cinema no Brasil é de um pequeno número de grandes
empresas estrangeiras e nacionais. Entre as pequenas empresas, 60 distribuíram
apenas um filme.
A Vitrine Filmes foi a que teve o maior número de
filmes distribuídos, 61. No entanto, sua participação no mercado em termos de
público e renda chegou a apenas 0,3%. A Vitrine filmes atua em um espaço de
mercado de filmes brasileiros de menor apelo popular. Em segundo lugar está a
Imovision com 59 filmes que atua na distribuição de filmes independentes
atingindo em torno de 0,40% do mercado de público e renda.
Quando as distribuidoras são classificadas por
renda obtida e público observa-se o predomínio das chamadas Majors norte-americanas. Disney, Universal,
Warner, Fox e Sony ocupam as cinco primeiras posições e representam, em
conjunto, 75% da renda e 74% do público de cinema em 2017. Na sexta posição
está a Paris, seguida pela sua aliança com a Dowtown em sétimo lugar. As duas
posições representam 15% e 16% de renda e público, respectivamente. Em oitavo
lugar está a Paramount, outra major
norteamericana com 5% do mercado. Por fim, completam as dez primeiras posições
a Diamond Films do Brasil e a Imagem com pouco mais de 1% do mercado.
Além da participação do mercado de cada distribuidora,
com as informações disponibilizadas pelo OCA, a força de mercado das empresas pode
ser medida por dois indicadores de produtividade: média de número máximo de
salas ocupada por filme distribuído; e média de público pela média de número
máximo de salas ocupadas. Por meio destes indicadores, a posição de cada
distribuidora foi identificada.
Quando classificadas pela média de número máximo de
salas, as posições pouco se alteram. Disney, Universal e Warner continuam nas
primeiras posições. Em quarto lugar aparecer a parceria entre H2O Films e Universal
que distribuiu apenas um filme, o brasileiro Os Penetras 2 - Quem dá mais?. Depois surgem Fox, Paramount e Sony.
Isto demonstra o poder de mercado que as majorstêm
no Brasil. A parceria Dowtown/Paris surge na sétima posição.
Todavia, a classificação por público/média de máximo
de salas traz algumas surpresas. A ordem de classificação das dez primeiras é:
Paris, Warner, Imovision, Universal, Fox, Sony, Disney, Downtown/Paris,
Paramount e Vitrine Filmes. A Imovision e a Vitrine Filmes, empresas de menor
porte, estão em terceiro e décimo lugar, respectivamente. A tabela a seguir
apresenta os dados das vinte maiores participações no mercado classificadas por
renda.
Distribuidora
|
Renda
|
%
Renda
|
Público
|
%
Público
|
Média
de Máximo de Salas
|
Filmes
|
Público/Média
de Máximo de Salas
|
Disney
|
519.569.006,00
|
19,13
|
33.620.937
|
18,56
|
649,12
|
17
|
51.794,83
|
Universal
|
493.839.073,50
|
18,18
|
33.442.908
|
18,46
|
608,16
|
19
|
54.990,50
|
Warner
|
469.321.991,00
|
17,28
|
30.726.837
|
16,96
|
479,48
|
25
|
64.083,67
|
Fox
|
293.281.136,54
|
10,80
|
19.433.688
|
10,73
|
369,38
|
24
|
52.612,35
|
Sony
|
252.556.036,50
|
9,30
|
16.428.602
|
9,07
|
316,11
|
28
|
51.971,63
|
Paris
|
223.162.050,44
|
8,21
|
15.520.326
|
8,57
|
190,57
|
42
|
81.440,99
|
Downtown/Paris
|
182.659.658,78
|
6,72
|
13.243.907
|
7,31
|
314,77
|
22
|
42.074,51
|
Paramount
|
136.547.949,00
|
5,03
|
9.165.202
|
5,06
|
341,22
|
18
|
26.859,92
|
Diamond Films do
Brasil
|
34.041.639,47
|
1,25
|
2.058.292
|
1,14
|
142,25
|
20
|
14.469,54
|
Imagem
|
32.775.174,74
|
1,21
|
2.163.215
|
1,19
|
196,35
|
23
|
11.017,26
|
Califórnia
|
15.027.220,75
|
0,55
|
934.237
|
0,52
|
50,67
|
27
|
18.438,89
|
Imovision
|
11.555.536,05
|
0,43
|
740.827
|
0,41
|
12,03
|
59
|
61.561,68
|
H2O Films
|
11.384.264,14
|
0,42
|
811.942
|
0,45
|
147,78
|
9
|
5.494,34
|
Vitrine Filmes
|
7.119.275,76
|
0,26
|
545.901
|
0,30
|
21,48
|
61
|
25.419,82
|
Playarte
|
6.717.836,38
|
0,25
|
472.066
|
0,26
|
154,17
|
6
|
3.062,05
|
H2O
Films/Universal
|
5.594.424,97
|
0,21
|
401.960
|
0,22
|
447,00
|
1
|
899,24
|
Alphaville Filmes
|
3.657.565,41
|
0,13
|
262.049
|
0,14
|
23,40
|
30
|
11.198,68
|
Cineart Filmes
|
2.715.673,23
|
0,10
|
180.121
|
0,10
|
28,55
|
11
|
6.309,97
|
Pandora
|
1.847.360,94
|
0,07
|
131.263
|
0,07
|
8,27
|
22
|
15.866,96
|
Europa
|
1.590.702,83
|
0,06
|
103.344
|
0,06
|
31,83
|
6
|
3.246,41
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário