domingo, 17 de março de 2013

Doze anos de retomada do cinema brasileiro - 1993 a 2004

Encontrei por diversas vezes menção ao ano de 1995 como marco da retomada do cinema brasileiro, após a crise marcante do período 1990-1993. O filme símbolo dessa retomada é Carlota Joaquina, princesa do Brasil de Carla Camurati.

Em artigo publicado na Revista Alceu em 2007, Giovanni Ottone discorre, de forma descritiva, sobre as diferentes temáticas que compõem o cinema brasileiro da retomada, tanto na ficção quanto no documentário. Essa descrição é precedida por uma breve análise do contexto histórico-político que a antecede. Ao mesmo tempo, ao final do artigo Ottone apresenta comentários e dados estatísticos sobre a situação da produção, distribuição e mercado de filmes nacionais.

Trabalhos como o de Otonne, além do valor informativo e crítico, trazem um benefício extra ao leitor: a possibilidade de identificar um conjunto de filmes brasileiros que podem servir como programa fílmico para quem desejar aprofundar seu conhecimento da produção cinematográfica brasileira. Assim, nesse texto, foram citados 59 filmes de 53 cineastas, lançados entre 1993 e 2004:

A dívida da vida (1993) - Otávio Becerra
Capitalismo selvagem (1994) - André Klotzel
Alma corsária (1994) - Carlos Reichenbach
Carlota Joaquina, princesa do Brasil (1995) - Carla Camurati
O quatrilho (1995) - Fábio Barreto
Terra estrangeira (1995) - Walter Salles e Daniela Thomas
As meninas (1996) - Emiliano Ribeiro
Baile Perfumado (1996) - Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Como nascem os anjos (1996) - Murilo Salles
Corisco e Dadá (1996) - Rosemberg Cariri
Doces Poderes (1996) - Lúcia Murat
O sertão das memórias (1996) - José Araújo
Mil e uma (1996) - Suzana Moraes
Um céu de estrelas (1996) - Tata Amaral
A guerra de Canudos (1997) - José Rezende
Crede-mi (1997) - Bia Lessa e Dany Roland
O que é isso, companheiro? (1997) - Bruno Barreto
Os matadores (1997) - Beto Brant
Ação entre amigos (1998) - Beto Brant
Central do Brasil (1998) - Walter Salles
Iremos a Beirute (1998) - Marcos Moura
O primeiro dia (1998) - Walter Salles e Daniela Thomas
Através da janela (1999) - Tata Amaral
Fé (1999) - Walter Oliveira
Notícias de uma guerra particular (1999) - João Moreira Salles
Orfeu (1999) - Cacá Diegues
Santo Forte (1999) - Eduardo Coutinho
Amélia (2000) - Ana Carolina
Babilônia 2000 (2000) - Eduardo Coutinho
Cronicamente inviável (2000) - Sergio Bianchi
Eu não conhecia Tururu (2000) - Florinda Bolkan
Eu, tu, eles (2000) - Andrucha Waddington
Latitude zero (2000) - Toni Ventura
O chamado de Deus (2000) - José Joffily
Saudade do futuro (2000) - César Prates
Pierre Fatumbi Verger (2000) - Lula Buarque de Hollanda
Rap do pequeno príncipe (2000) - Paulo Caldas e Marcelo Luna
Bicho de sete cabeças (2001) - Laís Bodanzki
Brava gente brasileira (2001) - Lúcia Murat
Caramuru, a invenção do Brasil (2001) - Guel Arraes
Lavoura arcaica (2001) - Luiz Fernando Carvalho
Yndio do Brasil (2001) - Sylvio Back
Amarelo manga (2002) - Claudio Assis
Edifício Master (2002) - Eduardo Coutinho
Houve uma vez dois verões (2002) - Jorge Furtado
O homem do ano (2002) - José Henrique Fonseca
O invasor (2002) - Beto Brant
Rua 6, s/no. (2002) - João Batista de Andrade
Viva São João (2002) - Andrucha Waddington
Á marge da imagem (2003) - Evaldo Mocarzel
Narradores de Javé (2003) - Eliana Caffé
O homem que copiava (2003) - Jorge Furtado
Ônibus 174 (2003) - José Padilha
O prisioneiro da grade de ferro (2003) - Paulo Sacramento
Contra todos (2004) - Roberto Moreira
Desmundo (2004) - Alain Fresnot
Fala tu (2004) - Guilherme Coelho
Justiça (2004) - Maria Ramos
O outro lado da rua (2004) - Marcos Bernstein

OTTONE, Giovanni O renascimento do cinema brasileiro nos anos 1990. Alceu, v. 8, n. 15, p. 271-296, 2007.

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