domingo, 27 de janeiro de 2013

As pernas das mulheres são mágicas?

Há quarenta anos, Truffaut fez "A noite americana", filme que conta a história da realização de um filme. Cinema dentro do cinema. Apaixonante! Impossível não gostar de cinema depois desse filme.
Um dos personagens do filme faz algumas vezes a mesma pergunta: As mulheres são mágicas? Cada um de seus interlocutores dá uma resposta diferente, mas a que eu mais gostei foi a dada por um dos assistentes de filmagem:
_ Não. As pernas das mulheres é que são mágicas.
Depois de ver o filme, fui procurar algum texto que pudesse me ajudar a ampliar o entendimento do mesmo. Encontrei um artigo de Raffaella de Antonellis na Revista Sessões do Imaginário da PUC do Rio Grande do Sul (http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/773/584).
No texto a autora faz uma análise do significado do "plano das pernas" em uma filmografia selecionada de Truffaut. Ela não comenta "A noite americana", mas aborda cinco filmes de Truffaut e acaba apontando dois elementos de signficado associados ao "plano das pernas" na filmografia de Truffaut: a escada e o subsolo. Este associado ao inconsciente e ao intrauterino e aquela tida como símbolo onírico do ato sexual.
Vale pena conferir, pois além dessa análise, a autora apresenta uma lista da filmografia de Truffaut.

ANTONELLIS, Raffaella O homem que amava as pernas. Sessões do Imaginário, n.8, agosto, p. 27-32, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário