domingo, 18 de junho de 2017

A volta ao mundo do cinema brasileiro em 80 filmes: 6 - Entre Lençóis

Entre Lençóis : Foto
Fonte: AdoroCinema

Hoje a viagem recomeçou cedo e foi rápida. De repente, acordo às 4:45 da manhã. Faço um café, uma torrada com manteiga, tomo um iogurte e encerro o desjejum com uma fatia de queijo. De banho tomado, acesso o site do Canal Brasil. O filme da vez é Entre Lençóis, dirigido por Gustavo Nieto Roa e lançado para exibição nos cinemas em 2008. Uma produção da Centauro Filmes que, segundo dados da ANCINE, chegou a ser exibido em 115 salas de cinema brasileiras com um público de 136.605 espectadores.
Dois rostos bonitos. Dois corpos bem cuidados. Uma mulher. Um homem. O filme retrata o encontro de Paula (Paola Oliveira) e Roberto (Reynaldo Gianecchini) em uma discoteca. Uma troca de olhares, um pouco de dança e os dois vão para um motel. Após a primeira transa, um pacto de sinceridade é firmado, e os dois começam uma longa conversa, entremeada por relações sexuais. Cinco! Entre confidências sobre a vida amorosa de cada um (um casamento em breve e um casamento que se encerra), vai se construindo uma possivel paixão. Esta mudaria o destino dos dois? Deixo para você descobrir, assistindo o filme.
Um excesso de closes e planos médios, exploram a beleza dos dois corpos. A conversa, às vezes (talvez muitas vezes), se torna enfadonha. Música extradiegética tenta criar o clima de cada cena. Sensualidade. Tensão. Romance. Um filme comum.
Busco, como sempre faço, no Google Acadêmico, algum texto em que o filme tenha sido citado. Minha expectativa era que não encontraria nenhum. Afinal, é um filme comum. Mas, fui surpreendido pela diversidade acadêmica. Mesmo um filme comum pode ser objeto de análise.
Um artigo de Tiago de Almeida Moreira apresenta uma tipologia da representação da mulher no cinema brasileiro contemporâneo. Vinte e cinco filmes. Nove categorias. Entre os filmes analisados está Entre Lençóis. As categorias criadas por Moreira são: a imagem da mulher enquanto objeto de desejo sexual; a exploração sexual feminina; a mulher e seu envolvimento com o crime; o papel social da jovem mulher negra da periferia; a homoafetividade feminina; a mulher e o romantismo no mundo contemporâneo; a mulher jovem e suas questões existenciais; a mulher e a crise matrimonial; e a família matriarcal de baixa renda.
Entre Lençóis foi colocado na categoria dos filmes que retratam a mulher e o romantismo contemporâneo. Concordo. Lhe fazem companhia, dois filmes de Carlos Reichenbach - Garotas do ABC (2004) e Falsa Loura (2008) - e Confia em mim (2014) de Michel Tikhomiroff. Destes, apenas o último ainda não vi.

MOREIRA, T. de A. Representações sobre a mulher no cinema brasileiro contemporâneo. Geographos, v. 6, n. 80, p. 180-201, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário