sábado, 13 de julho de 2013

A trilogia Flamenca de Carlos Saura

Em um pequeno livro, de autoria de Julio Garcia Morejón, encontram-se três textos originalmente publicados pelo autor em O Estado de São Paulo nos anos 80. Apesar do estilo apaixonado do autor, formam uma leitura instrutiva para quem deseja conhecer um pouco mais da filmografia de Saura, especialmente os que compõem o que Moréjon denomina trilogia flamenca: Bodas de Sangue, Carmem e O Amor Bruxo.

O autor foi o primeiro diretor da Escola de Comunicação e Artes da USP, criada em 1965 com o nome de Escola de Comunicações Culturais. Julio Garcia Morejón era, à época, professor catedrático da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da mesma universidade(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141994000300074).

Nos textos, o professor Morejón discorre sobre a parceria entre Saura e Antonio Gades na realização dos três filmes, além de relatar aspectos culturais e históricos de seu país de nascimento, a Espanha*. Aponta, no último texto, a dificuldade que Saura enfrentou para exercer seu poder de síntese, manifestado na realização de Bodas de Sangue Carmen, no caso d'O Amor Bruxo. Ao contrário dos dois primeiros, baseados em obra da literatura espanhola e outro em uma ópera, O Amor Bruxo foi baseado em um ballet de Manoel de Falla, o que acarretou, segundo Moréjon, a impossibilidade de uma paráfrase por que "seu profundo regionalismo - que dada a forma culta e a beleza no tratamento dos temas fazem dela uma obra universal -, impede transcrições ousadas" (p. 89-90).

* Nascido em 1929, em Valencia de don Juan, trabalhou na Universidade de Salamanca. Em 1954, mudou-se para São Paulo e começou seu trabalho como professor catedrático na USP. Fundou a Universidade Ibero-Americano em 1971.(http://www.eca.usp.br/pjbr/arquivos/ensaios2_f.htm).

MOREJÓN, J. G. Carlos Saura - Trilogia "Flamenca" (Bodas de sangue - Carmen - O amor bruxo). São Paulo: UNIBERO, 2001, 90p.



Nenhum comentário:

Postar um comentário