Nos dois primeiros posts desta série, descrevi a participação das
mulheres na direção de filmes brasileiros entre 1995 e 2019. Com base em um conjunto
de 1.918 filmes, identifiquei 262 mulheres e 1.023 homens que atuaram no cargo
de direção, isoladamente ou em co-direção, dos filmes brasileiros lançados no
quarto de século mencionado.
Em termos de quantidade de filmes lançados, foram encontradas apenas
quatro mulheres, entre cineastas que lançaram mais de seis filmes neste período,
ao passo que os homens foram 27. Ou seja, as mulheres representaram apenas 12,9%
desse grupo.
Neste
post, abordo a questão do desempenho dos filmes em termos de público alcançado.
Entre as inúmeras variáveis que podem ter influência na presença do público em
salas de cinema para assistir filmes brasileiros, uma das que pode ser
fundamental é a distribuidora dos filmes. Nesses 25 anos, com base nos dados
disponíveis, identifiquei a presença de 313 empresas que atuaram neste mercado,
cujo público total foi de 353.516.593 espectadores. Este total refere-se a
1.849 filmes, pois para 69 não havia a informação de público. Aliás, já tive a
oportunidade de investigar este mercado em três artigos que são referenciados
ao final deste post.
A
tabela a seguir apresenta as 15 maiores distribuidoras, em termos de público,
que, no conjunto, representaram 91,2% do mercado. Para construir esses dados,
quando houve codistribuição, o público dos filmes foi distribuído igualmente
entre as empresas envolvidas. Assim, quando havia duas empresas, o público foi
atribuído metade para cada uma. E, quando foram três, um terço para cada
distribuidora. No caso das duas primeiras, Paris e Downtown, há uma forte
atuação em codistribuição desde 2012. Essa parceria representou, no período, 29,04%
do público dos filmes brasileiros, ou seja, três quartos do mercado alcançados
por ambas as empresas (102.672.805 espectadores).
Distribuidoras
|
Público Total
|
%
|
Paris
|
69.182.538
|
19,6
|
Downtown
|
67.663.138
|
19,1
|
Fox
|
34.740.834
|
9,8
|
Columbia
|
34.373.387
|
9,7
|
Warner
|
23.708.340
|
6,7
|
Imagem
|
22.389.278
|
6,3
|
RioFilme
|
13.538.815
|
3,8
|
Lumiére
|
11.948.630
|
3,4
|
Zazen
|
11.554.013
|
3,3
|
Sony
|
9.337.786
|
2,6
|
Buena
Vista
|
7.037.341
|
2,0
|
Disney
|
6.049.870
|
1,7
|
H2O Films
|
5.697.626
|
1,6
|
Europa
|
5.201.997
|
1,5
|
Entre
este 1.849 filmes brasileiros lançados entre 1995 e 2019, em que havia informação
sobre distribuidoras e público, 78,5% foram dirigidos ou co-dirigidos por
homens. A direção ou co-direção de mulheres foi identificada em 16,1% dos
filmes e co-direção mista em 5,4% dos filmes.
Com
base nesses números, é possível comparar a presença de filmes dirigidos por
mulheres entre os lançados pelas maiores distribuidoras, seja de forma isolada
ou em co-distribuição. Esses dados estão representados no gráfico a seguir.
Observe-se que no gráfico estão os dados das distribuições isoladas e em
co-distribuição.
Como
se pode observar, a presença de filmes dirigidos por mulheres entre as
distribuidoras de maior público foi de 10,6%. Este valor é 5,5 pontos percentuais
menor do que a presença de filmes dirigidos por mulheres no conjunto total.
Por
outro lado, estes dados podem, ainda, ser comparados com a participação dos
filmes dirigidos por mulheres que tiveram distribuição pelas distribuidoras de
participação média no mercado. Para isso, foram escolhidas as distribuidoras
que tiveram público total entre 300 mil e 1,5 milhão de espectadores nesse
período. No conjunto, as dez distribuidoras representaram 2,4% do mercado total.
Estas estão representadas na tabela e gráficos abaixo.
Distribuidoras
|
Público Total
|
%
|
Imovision
|
1.450.904
|
0,41
|
Art Filmes
|
1.272.822
|
0,36
|
UIP
|
1.137.734
|
0,32
|
Pandora
|
1.061.541
|
0,30
|
Copacabana
Filmes
|
823.618
|
0,23
|
Elo Company
|
705.741
|
0,20
|
Videofilmes
|
681.529
|
0,19
|
Espaço Filmes
|
522.555
|
0,15
|
Filmes
do Estação
|
492.823
|
0,14
|
Mais
Filmes
|
300.108
|
0,08
|
Para
esse grupo de distribuidoras, se percebe que a participação dos filmes
distribuídos por mulheres, no total, chegou a 21,5%. Este percentual é 4,4
pontos percentuais acima da média de todas as distribuidoras que atuaram no
mercado.
Mas,
o que é que se pode afirmar com estes números?
Os
dados indicam claramente que a participação de filmes dirigidos por mulheres é
maior nas distribuidoras de médio porte, quando comparadas com as de maior
presença no mercado. No entanto, o que esses dados não ajudam a responder é por
que as mulheres, já sendo minoria na direção de filmes, encontram essa barreira
para terem seus filmes distribuídos pelas maiores empresas do mercado?
No
próximo post, quero apresentar informações sobre os filmes e as mulheres que
romperam estas barreiras.
Referências
GIMENEZ,
F. A. P. A competição na distribuição do cinema brasileiro de 1995 a 2017. Revista
Livre de Cinema, v. 6, n. 2, p. 83-93, 2019.
GIMENEZ,
F. A. P.; ROCHA, D. T. da A presença do filme nacional nas salas de cinema do Brasil:
um estudo sobre a codistribuição. Galáxia, v. 37, p. 94-108, 2018.
ROCHA,
D. T. da; BONFIM, L. R. C.; CITADIN, M. W.; GIMENEZ, F. A. P.. Mapeando as
relações de coprodução e codistribuição no cinema brasileiro: uma análise pela
ótica da teoria de redes. Intercom, v. 41, p. 41-61, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário