segunda-feira, 13 de abril de 2020

A PRESENÇA DA MULHER NA DIREÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO - Parte 3


Nos dois primeiros posts desta série, descrevi a participação das mulheres na direção de filmes brasileiros entre 1995 e 2019. Com base em um conjunto de 1.918 filmes, identifiquei 262 mulheres e 1.023 homens que atuaram no cargo de direção, isoladamente ou em co-direção, dos filmes brasileiros lançados no quarto de século mencionado.
Em termos de quantidade de filmes lançados, foram encontradas apenas quatro mulheres, entre cineastas que lançaram mais de seis filmes neste período, ao passo que os homens foram 27. Ou seja, as mulheres representaram apenas 12,9% desse grupo.
Neste post, abordo a questão do desempenho dos filmes em termos de público alcançado. Entre as inúmeras variáveis que podem ter influência na presença do público em salas de cinema para assistir filmes brasileiros, uma das que pode ser fundamental é a distribuidora dos filmes. Nesses 25 anos, com base nos dados disponíveis, identifiquei a presença de 313 empresas que atuaram neste mercado, cujo público total foi de 353.516.593 espectadores. Este total refere-se a 1.849 filmes, pois para 69 não havia a informação de público. Aliás, já tive a oportunidade de investigar este mercado em três artigos que são referenciados ao final deste post.
A tabela a seguir apresenta as 15 maiores distribuidoras, em termos de público, que, no conjunto, representaram 91,2% do mercado. Para construir esses dados, quando houve codistribuição, o público dos filmes foi distribuído igualmente entre as empresas envolvidas. Assim, quando havia duas empresas, o público foi atribuído metade para cada uma. E, quando foram três, um terço para cada distribuidora. No caso das duas primeiras, Paris e Downtown, há uma forte atuação em codistribuição desde 2012. Essa parceria representou, no período, 29,04% do público dos filmes brasileiros, ou seja, três quartos do mercado alcançados por ambas as empresas (102.672.805 espectadores).
Distribuidoras
Público Total
%
Paris
     69.182.538
19,6
Downtown
     67.663.138
19,1
Fox
     34.740.834
9,8
Columbia
     34.373.387
9,7
Warner
     23.708.340
6,7
Imagem
     22.389.278
6,3
RioFilme
     13.538.815
3,8
Lumiére
     11.948.630
3,4
Zazen
     11.554.013
3,3
Sony
       9.337.786
2,6
Buena Vista
       7.037.341
2,0
Disney
       6.049.870
1,7
H2O Films
       5.697.626
1,6
Europa
       5.201.997
1,5

Entre este 1.849 filmes brasileiros lançados entre 1995 e 2019, em que havia informação sobre distribuidoras e público, 78,5% foram dirigidos ou co-dirigidos por homens. A direção ou co-direção de mulheres foi identificada em 16,1% dos filmes e co-direção mista em 5,4% dos filmes.
Com base nesses números, é possível comparar a presença de filmes dirigidos por mulheres entre os lançados pelas maiores distribuidoras, seja de forma isolada ou em co-distribuição. Esses dados estão representados no gráfico a seguir. Observe-se que no gráfico estão os dados das distribuições isoladas e em co-distribuição.

Como se pode observar, a presença de filmes dirigidos por mulheres entre as distribuidoras de maior público foi de 10,6%. Este valor é 5,5 pontos percentuais menor do que a presença de filmes dirigidos por mulheres no conjunto total.
Por outro lado, estes dados podem, ainda, ser comparados com a participação dos filmes dirigidos por mulheres que tiveram distribuição pelas distribuidoras de participação média no mercado. Para isso, foram escolhidas as distribuidoras que tiveram público total entre 300 mil e 1,5 milhão de espectadores nesse período. No conjunto, as dez distribuidoras representaram 2,4% do mercado total. Estas estão representadas na tabela e gráficos abaixo.
Distribuidoras
Público Total
%
Imovision
1.450.904
0,41
Art Filmes
1.272.822
0,36
UIP
1.137.734
0,32
Pandora
1.061.541
0,30
Copacabana Filmes
823.618
0,23
Elo Company
705.741
0,20
Videofilmes
681.529
0,19
Espaço Filmes
522.555
0,15
Filmes do Estação
492.823
0,14
Mais Filmes
300.108
0,08


Para esse grupo de distribuidoras, se percebe que a participação dos filmes distribuídos por mulheres, no total, chegou a 21,5%. Este percentual é 4,4 pontos percentuais acima da média de todas as distribuidoras que atuaram no mercado.
Mas, o que é que se pode afirmar com estes números?
Os dados indicam claramente que a participação de filmes dirigidos por mulheres é maior nas distribuidoras de médio porte, quando comparadas com as de maior presença no mercado. No entanto, o que esses dados não ajudam a responder é por que as mulheres, já sendo minoria na direção de filmes, encontram essa barreira para terem seus filmes distribuídos pelas maiores empresas do mercado?
No próximo post, quero apresentar informações sobre os filmes e as mulheres que romperam estas barreiras.

Referências

GIMENEZ, F. A. P. A competição na distribuição do cinema brasileiro de 1995 a 2017. Revista Livre de Cinema, v. 6, n. 2, p. 83-93, 2019.

GIMENEZ, F. A. P.; ROCHA, D. T. da A presença do filme nacional nas salas de cinema do Brasil: um estudo sobre a codistribuição. Galáxia, v. 37, p. 94-108, 2018.

ROCHA, D. T. da; BONFIM, L. R. C.; CITADIN, M. W.; GIMENEZ, F. A. P.. Mapeando as relações de coprodução e codistribuição no cinema brasileiro: uma análise pela ótica da teoria de redes. Intercom, v. 41, p. 41-61, 2018.

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