quarta-feira, 23 de março de 2016

Lançamento de filmes brasileiros no mercado nacional em 2015: breve análise a partir de dados da ANCINE

Já se encontra disponível no site do Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual, vinculado à ANCINE (http://oca.ancine.gov.br/notas_informes.php) os dados relativos ao desempenho no mercado exibidor dos filmes brasileiros em 2015. O primeiro dado positivo é que, em 2015, com o lançamento de 128 filmes, reverteu-se a tendência de queda no número de filmes observada em 2014. Em 2103, haviam sido lançados 129 filmes nacionais no mercado exibidor, com queda para 114 em 2014. A evolução do mercado produtor e exibidor de filmes brasileiros, entre 1995 e 2014, pode ser vista em outro post neste blog: http://leiturasemcinema.blogspot.com.br/2015/02/20-anos-de-cinema-brasileiro-as.html.
Em termos de gênero das produções, seguindo a classificação da ANCINE, foram 48 documentários e 80 filmes de ficção. Nenhuma animação nacional foi lançada no mercado em 2015. Mas, este gênero sempre teve uma participação mínima no mercado exibidor de filmes brasileiros. Como pode ser visto no post mencionado acima, em duas décadas, foram apenas quinze filmes de animação em comparação com 380 documentários e 725 de ficção.
De novo, percebe-se que o mercado produtor está concentrado no eixo Rio-São Paulo, com 65 filmes produzidos produtoras cariocas e 41 por produtoras paulistas. Há, ainda a presença de mais sete estados da federação na produção de 24 filmes: Bahia (2), Ceará (1), Distrito Federal (3), Minas Gerais (2), Paraíba (2), Paraná (2), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (6) e Santa Catarina (1). Um leitor mais atento poderá verificar que a soma chega a 130 filmes. Isto ocorre porque há filmes que tem produtoras majoritárias em dois estados brasileiros.
O mercado produtor de cinema nacional, a julgar pelos lançamentos de 2015, continua extremamente fragmentado, com a presença de 124 produtoras independentes, das quais apenas cinco conseguiram lançar três filmes e sete fizeram dois lançamentos em 2015.
Em termos gerais, estes lançamentos atraíram um público de 20.997.859 pessoas com renda de R$ 259.869.400,59. Esse números indicam um crescimento de 31,4% em público e 38,8 em bilheteria. 2015 certamente não foi um ano de crise para o cinema brasileiro!
No entanto, apesar desse números tão favoráveis, as estatísticas revelam um quadro sombrio no que diz respeito à presença do cinema brasileiro em salas de exibição. Quase 84% desses filmes foi exibido em menos de 50 salas na semana de lançamento, enquanto 55% dos filmes teve espaço em menos de 10 salas. Por outro lado, um conjunto muito pequeno teve presença na primeira semana de exibição em um número expressivo de salas. Por exemplo, apenas sete filmes foram lançados simultaneamente em mais de 500 salas de cinema no Brasil. Mesmo esse número é pequeno quando comparado ao úmero de salas existentes no Brasil. Conforme dados da ANCINE em 2015 haviam 3.013 salas no país. Ou seja, os filmes brasileiros com maior amplitude de lançamento atingiram apenas 1/6 do mercado exibidor na semana d elançamento. Por outro lado, filmes de Hollywood chegaram a ser lançados em mais de 1.000 salas ao mesmo tempo, tendo dois atingido cerca de 50% das salas (Star Wars - episódio VII em 1.505 salas) e 56% (Jogos vorazes - A Esperança - O final em 1.718 salas). Outros sete filmes entre os 20 de maior bilheteria em 2015 foram lançados em mais de 1.000 salas ao mesmo tempo.
Por fim, nessa breve análise do mercado dos filmes brasileiros lançados em 2015, aborda-se a distribuição. Este é um mercado menos fragmentado que a produção, com  a presença de 61 distribuidoras. Dessas, apenas 19 lançaram dois ou mais filmes, respondendo pelo lançamento conjunto de 85 filmes brasileiros em 2015 com a participação de 87,5% na renda de bilheteria. Entre estas se destacam a parceria Dowtown/Paris com 15 filmes e a Vitrine filmes com onze.

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